top of page
Buscar

Cuidados no pós-operatório do implante de marcapasso.

Atualizado: 23 de jan. de 2020



Você pode assistir o vídeo clicando na figura, ou se preferir direto no YouTube pode clicar no link abaixo:


Olá, Estivemos juntos no centro cirúrgico, e agora vamos conversar sobre os cuidados no pós operatório.

Como vão as coisas? Espero que tenha passado bem nessas primeiras horas após a cirurgia.

Ao final da cirurgia você ou seu acompanhante receberam um livrinho e uma carteirinha. Esse livro fala sobre o marcapasso, como ele fica no coração e os riscos de interferências. Leia com atenção e vamos conversar sobre as dúvidas.

A carteirinha deve andar sempre junto da sua identidade; toda vez que for passar por um detector de metais ( como no banco ou embarque em aviões), mostre ela. Primeiro, porque o detector vai disparar, segundo, porque o marcapasso pode mudar temporariamente seu modo de estimulação. O segurança irá permitir sua passagem por outro caminho.

No primeiro dia você vai ficar bem quietinho no seu leito de hospital, sempre de barriga para cima, movimentando apenas para se alimentar e para as necessidades. Algumas medicações podem ficar suspensas temporariamente; o anticoagulante, por exemplo, só será reiniciado após 48 horas. Os detalhes sobre qual medicação irá continuar serão informados pessoalmente. Sua ferida cirúrgica deverá ficar coberta com gaze e micropore (que é esse tipo de esparadrapo mais fino) ou filme transparente. Lembre-se de não ficar colocando a mão no dispositivo.

Após chegar em casa, já poderá ficar sem o curativo, lembrando de manter a ferida limpa e seca. A minha recomendação é de repouso relativo por 15 dias: você pode se levantar, ir ao banheiro ou à mesa, mas ainda deve evitar de passear na rua, fazer compras ou realizar caminhadas longas. Evite ao máximos os movimentos bruscos.

Aos poucos vamos perceber melhoras, e quais atividades serão permitidas e bem toleradas. Precisamos ainda tomar bastante cuidado com a movimentação do braço ao lado da cirurgia: levantar acima da cabeça acaba tracionando muito o dispositivo, e a pontinha que se conecta ao coração pode deslocar.

Nós precisamos fazer a primeira avaliação com 15 a 30 dias a contar da data da cirurgia. Mas atenção: se sua ferida ficou vermelha, quente ou com secreção, precisamos nos encontrar antes. Nessa avaliação, que chamamos de telemetria, vamos nos conectar com seu marcapasso através de um computador específico, avaliando a presença de arritmias, tipos de estimulação cardíaca e principalmente, quanto de energia ainda temos na bateria. A duração média de uma bateria de marcapasso é de 8 a 12 anos, e vai variar de acordo com o modo de uso do paciente.

Os marcapasso estão cada vez mais modernos, e praticamente não sofrem interferências de outros aparelhos. Celular e telefone sem fio podem ser utilizados; prefira o lado contrário ao implante do seu dispositivo. Evite também de guardar no bolso da camisa. Muita atenção mesmo é com as capinhas de fechamento magnético. O ímã pode interferir.

Microondas e forno elétrico não causam interferência. E você pode ligar o aparelho e retornar após o sinal sonoro. Chuveiros elétricos também não causam problemas; mas se o seu chuveiro dá choques com frequência, chame um eletricista e faça o aterramento.

A maioria dos dispositivos permite a realização de ressonância magnética. Basta realizar uma programação especial. Para realização de raios x, tomografia, mamografia e ultra-som, não há necessidade desta programação e você pode realizar sem medo.

Resumindo: Repouso relativo por 15 dias. Fique mais em casa, evite movimentos bruscos. Aceite ajuda dos familiares.

Retorno gradual às atividades. Seu médico vai informar quais atividades são permitidas e quais devem ser evitadas.

Interferência magnética: muito cuidado com dispositivos magnéticos, como imas, fechos magnéticos e fontes potentes, como grandes motores.

Interferência elétrica: cuidado com choques, fios desencapados ou equipamentos sem manutenção adequada

Muitas outras dúvidas vão aparecer. Tome nota delas e entre em contato aqui pelos links no site, vamos agendar uma consulta e você vai sair mais seguro. Muito obrigado pela atenção, e um abraço.


 
 
 

Cirurgião Cardiovascular

CRM-ES 19.108

RQE 13.410

Estimulação Cardíaca Eletrônica Implantável - RQE 13.411

Dr. Vinícius Costa

Locais de atendimento

R. Vênus, s/n - Alecrim, Vila Velha - ES, 29118-060

Tel (27) 2121-3777

Santa Casa de Misericórdia de Vitória

R. Dr. João dos Santos Neves, 143 - Vila Rubim, Vitória - ES, 29025-023

Tel: (27) 3212-7200

© 2019 by Vinícius Costa. Proudly created with Wix.com

bottom of page